8º Prémio Escolar A. M.C. Viana - Lista de Premiados PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

portal_premio_couto_viana_2017-2018

 

Divulgação da lista de premiados da 8.ª edição do Prémio Escolar António Manuel Couto Viana - 2018

8 de Junho de 2018 – data de aniversário da morte do patrono do Prémio Escolar

 

No Ano Letivo 2017/2018 teve lugar a 8.ª edição do Prémio Escolar António Manuel Couto Viana e a sessão pública de entrega de prémios decorrerá no dia 16 de junho, sábado, pelas 11h00, com a presença do Presidente da Câmara e da Vereadora da Cultura e da Educação, bem como, dos elementos do júri, de todos os concorrentes, diretores, professores bibliotecários e outros professores envolvidos no concurso.

 

O Concurso, criado pela Câmara Municipal de Viana do Castelo e dinamizado pela Biblioteca Municipal, em homenagem à vida e à obra do escritor vianense António Manuel Couto Viana (escritor, autor de literatura infantil, poeta, ensaísta, tradutor e dramaturgo), tem por finalidade dar a conhecer a obra literária do autor e de premiar produções literárias e artísticas da população estudantil Infanto‐Juvenil da comunidade escolar vianense, sob as modalidades de Conto, de Ensaio, de Ilustração e de Poesia, e conta com o apoio dos Professores Bibliotecários dos estabelecimentos de ensino público e privado, que com a Biblioteca Municipal, são os dinamizadores junto das várias escolas do concelho.

Com este concurso, e fazendo eco das palavras do Presidente da Câmara, na 1.ª edição, pretende-se incentivar os “escritores e ilustradores mais novos de Viana” a mostrarem as suas qualidades literárias e artísticas, estimulando o gosto pela leitura, escrita e arte, com trabalhos criativos e inéditos, na modalidade de Poesia e Conto, e a partir da obra literária de António Manuel Couto Viana, no caso das modalidades de Ensaio e Ilustração.

É um concurso que prevê duas fases distintas, uma que decorre dentro do espaço de cada escola, com a seleção do melhor trabalho a concorrer à fase final, na Biblioteca Municipal, na qual será apurado, de acordo com o Regulamento, os melhores trabalhos por um júri idóneo.

Na presente edição, foram apresentados à fase final do concurso 54 trabalhos dos alunos das escolas do concelho, públicas e privadas. Nesta fase final, o júri deliberou premiar 14 trabalhos nas modalidades Poesia, Conto, Ensaio e Ilustração, um por cada nível de escolaridade: 1.º, 2.º e 3.º Ciclos do Ensino Básico e Ensino Secundário.

Com esta iniciativa, que conta com o apoio da Editora OPERA OMNIA, a Câmara Municipal em conjunto com a Biblioteca Municipal, procuram responder ao apelo do Manifesto da IFLA/UNESCO sobre Bibliotecas Públicas 1994 que defende que a biblioteca pública como “porta de acesso local ao conhecimento - fornece as condições básicas para a aprendizagem ao longo da vida, para uma tomada de decisão independente e para o desenvolvimento cultural do indivíduo e dos grupos sociais.”

Assim, dando cumprimento ao disposto no regulamento do concurso da 8.ª Edição do Prémio Escolar António Manuel Couto Viana, divulgamos a lista de premiados nas várias modalidades e por nível de escolaridade:

 

CONTO

- Na modalidade CONTO (TEMA LIVRE) o prémio foi atribuído aos seguintes concorrentes:

 

Mercedes Figueira Botão de Noronha Rego, com o CONTO intitulado: “Uma história a preto e branco”

- Aluna do 1.º Ciclo do Ensino Básico, da Escola Colégio do Minho

 

Diana Sofia Martins Dias, com o CONTO intitulado: “O diário”

- Aluna do 2.º Ciclo do Ensino Básico, da EB2,3/S Barroselas, do Agrupamento de Escolas de Barroselas

 

Patrícia Oliveira Lopes, com o CONTO intitulado: A invenção da caneta

- Aluna do 3.º Ciclo do Ensino Básico, da EB2,3 Frei Bartolomeu dos Mártires, do Agrupamento de Escolas de Santa Maria Maior

 

Valentina Flores Morelli, com o CONTO intitulado: “Mil e uma noites no El Grande Hotel de Viana”

- Aluna do Ensino Secundário, da Escola Secundária de Monserrate, do Agrupamento de Escolas de Monserrate

 

 

POESIA

- Na modalidade POESIA (TEMA LIVRE) o prémio foi atribuído aos seguintes concorrentes:

Guilherme Fernandes Cunha Lima Marques, com a POESIA intitulada: “Rio abaixo mar acima pelas marés de Viana”

- Aluno do 1.º Ciclo do Ensino Básico, da EB1 Senhora das Oliveiras, do Agrupamento de Escolas de Monte da Ola

 

Mariana Rodrigues Lima, com a POESIA intitulada: “Prosa ou Poesia?”

- Aluna do 2.º Ciclo do Ensino Básico, da EB2,3 Viana do Castelo, do Agrupamento de Escolas da Abelheira

 

Carolina Beatriz da Fonte Martins, com a POESIA intitulada: “Pensar”

- Aluna do 3.º Ciclo do Ensino Básico, da EB2,3/S Pintor José de Brito, do Agrupamento de Escolas de Pintor José de Brito

 

Beatriz Basto Magro, com a POESIA intitulada: “Pensamentos noturnos”

- Aluna Ensino Secundário, da Escola Secundária de Monserrate, do Agrupamento de Escolas de Monserrate


ENSAIO

- Na modalidade ENSAIO (A PARTIR DA OBRA ANTÓNIO MANUEL COUTO VIANA) o prémio foi atribuído aos seguintes concorrentes:

Maria Filipe Ponte Guedes, com o ENSAIO intitulado: “Auto do Capitão de Deus de António Manuel Couto Viana”

- Aluna do 3.º Ciclo do Ensino Básico, da EB2,3 Frei Bartolomeu dos Mártires, do Agrupamento de Escolas de Santa Maria Maior.

 

Juliana Cristina Cerqueira Costa, com o ENSAIO intitulado: “Nunca mais foi Natal”

- Aluna do Ensino Secundário, da Escola Secundária de Monserrate, do Agrupamento de Escolas de Monserrate.

 

ILUSTRAÇÃO

- Na modalidade ILUSTRAÇÃO (A PARTIR DA OBRA ANTÓNIO MANUEL COUTO VIANA) o prémio foi atribuído aos seguintes concorrentes:

Maria Francisca Granja Choupina, com a ILUSTRAÇÃO a partir do poema "As quatro estações do campo" do livro Versos de palmo e meio, de António Manuel Couto Viana

- Aluna do 1.º Ciclo do Ensino Básico, do Centro Escolar de Alvarães, do Agrupamento de Escolas de Monte da Ola.

 

Helena Feio Garcia, com a ILUSTRAÇÃO a partir da "Lenda de Viana", do livro Lendas dos Vale do Lima, de António Manuel Couto Viana

- Aluna do 2.º Ciclo do Ensino Básico, da EB2,3 Viana do Castelo, do Agrupamento de Escolas da Abelheira.

 

Joana Duarte Abreu Cruz, com a ILUSTRAÇÃO a partir do conto "Estou pronta!" do livro Tens visto o Antão? : contos pícaros e outros não, de António Manuel Couto Viana

- Aluna do 3.º Ciclo do Ensino Básico, da EB2,3 Dr. Pedro Barbosa, do Agrupamento de Escolas de Monserrate.

 

Igor Alexandre Viegas Outeiro, com a ILUSTRAÇÃO a partir do poema "Saudade de um corpo" do livro O coração e a espada, de António Manuel Couto Viana

- Aluno do Ensino Secundário, da Escola Secundária de Santa Maria Maior, do Agrupamento de Escolas de Santa Maria Maior.




Parabéns a todos os concorrentes!

 

 


 

 

Prémio Escolar António Manuel Couto Viana

 

8.ª Edição | 2017-2018

 

Regulamento

 

Introdução:

 

Em homenagem à vida e à obra do escritor vianense António Manuel Couto Viana (escritor, autor de literatura infantil, poeta, ensaísta, tradutor e dramaturgo), a Câmara Municipal de Viana do Castelo cria o Prémio Escolar António Manuel Couto Viana com o objectivo de dar a conhecer a obra literária do autor e de premiar produções literárias e artísticas da população estudantil Infanto-Juvenil da comunidade escolar vianense, sob as modalidades de poesia, de conto, de ensaio e de ilustração. Desta forma, o Prémio pretende incentivar e promover novos talentos literários e artísticos, estimulando o gosto pela leitura, pela escrita e pela arte como formas de acesso à educação e à cultura.

A atribuição do Prémio Escolar António Manuel Couto Viana ocorre no âmbito da realização de um concurso, organizado pelo Município de Viana do Castelo, através da Biblioteca Municipal, em parceria com as Bibliotecas Escolares dos estabelecimentos de ensino público e privado do concelho, cujo regulamento a seguir se apresenta:

 

Artigo  I – Objectivos

O Prémio António Manuel Couto Viana tem por finalidade:

- Promover o texto literário: ensaio, poético e conto;

- Promover a escrita criativa/valorizar a expressão literária;

- Promover novos talentos literários e artísticos;

- Promover a arte de ilustrar (ilustração).

 

Artigo  II - Destinatários

O Prémio destina-se ao público infanto-juvenil do concelho de Viana do Castelo em fase escolar de acordo com os seguintes níveis de escolaridade:

- Alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico;

- Alunos do 2.º Ciclo do Ensino Básico;

- Alunos do 3.º Ciclo do Ensino Básico;

- Alunos do Ensino Secundário.

 

Artigo  III – Modalidades do concurso

Os trabalhos produzidos para concurso podem integrar-se nas seguintes modalidades:

- Poesia (tema livre);

- Conto (tema livre);

- Ensaio (obrigatoriamente sobre a obra de António Manuel Couto Viana);

- Ilustração (obrigatoriamente a partir da obra de António Manuel Couto Viana).

 

Artigo  IV – Selecção dos trabalhos

Numa primeira fase, cada Escola/Biblioteca Escolar deve seleccionar 1 (UM) trabalho individual por modalidade e por cada nível de ensino identificado no Artigo II deste regulamento. Para isso, deverá realizar um concurso interno para seleccionar/apurar os melhores trabalhos literários e artísticos dos seus alunos para concorrerem à fase final do Prémio António Manuel Couto Viana, e remetê-los à Biblioteca Municipal.

Para a fase final, cada concorrente só poderá apresentar um trabalho individual numa das modalidade enunciadas no Artigo III.

 

Artigo  V – Entrega de trabalhos

Os trabalhos dos concorrentes devem ser entregues pela Escola/Biblioteca Escolar à Biblioteca Municipal pessoalmente ou, em alternativa, enviados por correio, registado e com aviso de recepção.

Os trabalhos a concurso devem ser individuais, inéditos e obedecer aos seguintes requisitos/normas de apresentação:

  1. redacção em língua portuguesa;
  2. texto: o texto a apresentar [modalidade: Ensaio, Poesia e Conto] deve ter até 6 páginas (3 folhas de formato A4) e estar dactilografado a dois espaços, em folhas A4 brancas; com o tipo de letra TIMES NEW ROMAN tamanho 12 (corpo do texto); com as margens: direita de 2,5 cm e margem esquerda de 2 cm, e margem superior 2,5 cm e inferior de 2 cm;
  3. ilustração: a ilustração deve obedecer ao formato A4 e em papel de calibragem igual ou superior a 120 mg; acrescida de uma folha A4 com a identificação da obra/texto de António Manuel Couto Viana, a partir da qual foi realizada;
  4. os trabalhos não podem conter qualquer informação sobre o concorrente, sob pena de ser excluído;
  5. o não cumprimento do prescrito anteriormente implica a exclusão do concorrente.

 

Os trabalhos devem ser entregues em envelope fechado com a indicação exterior “Prémio António Manuel Couto Viana” e devem conter dois outros envelopes com a seguinte informação:

  1. envelope 1 - no exterior: ENVELOPE 1 + MODALIDADE + CICLO + PSEUDÓNIMO, não conhecido e que o concorrente use pela primeira vez, e no interior o texto original ou ilustração assinado com o pseudónimo;
  2. envelope 2 - no exterior: ENVELOPE 2 + MODALIDADE + CICLO + PSEUDÓNIMO, e no interior uma folha com os dados identificativos do concorrente (Nome; Morada; Contacto; Nome da escola a que pertence; e Nome do professor responsável).

 

Os trabalhos entregues serão rigorosamente mantidos em anonimato nos termos seguintes:

  1. os envelopes serão recepcionados pelos serviços da Biblioteca Municipal, que separarão os diversos envelopes (ENVELOPE 1 e ENVELOPE 2);
  2. os envelopes com a indicação ENVELOPE 1 serão abertos por membros do Júri que verificarão se os trabalhos recebidos estão em conformidade com o disposto neste regulamento;
  3. os envelopes com a indicação ENVELOPE 2 e que contêm a identificação dos concorrentes, só serão abertos os que forem premiados.

 

Os trabalhos enviados para concurso não serão devolvidos e caso os seus autores os pretendam, devem reclamá-los até final do mês de Julho do mesmo ano.

 

Artigo  VI – Prazos

Os trabalhos devem ser entregues na Biblioteca Municipal até 27 de Abril de 2018.

A divulgação dos premiados será a 08 de Junho de 2018.

 

Artigo  VII – Júri

O Júri da fase final será constituído pelos seguintes elementos:

- Vereadora da Cultura e da Educação da Câmara Municipal,

- Director da Biblioteca Municipal,

- três docentes.

 

Artigo  VIII – Prémios

Reserva-se ao Júri o direito de não atribuir o Prémio se considerar que nenhum trabalho entregue reúna a qualidade exigida.

Os prémios serão atribuídos à melhor produção por modalidade, Ensaio, Poesia, Conto e Ilustração, em cada faixa etária definida (ver Artigo II).

 

O valor do prémio, por faixa etária em cada modalidade, será:

- Alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico premiados – €50 (cheque de cinquenta euros);

- Alunos do 2.º Ciclo do Ensino Básico premiados – €100 (cheque de cem euros);

- Alunos do 3.º Ciclo do Ensino Básico premiados – €150 (cheque de cento e cinquenta euros);

- Alunos do Ensino Secundário premiados – €200 (cheque de duzentos euros);

 

As Escolas/Bibliotecas Escolares cujos alunos forem premiados receberão um conjunto de publicações oferecidas pela Editora OPERA OMNIA.

 

Artigo  IX – Casos omissos

Os casos omissos e as dúvidas de interpretação são resolvidos pelo Júri, de cuja decisão não há recurso.

 

Artigo  X – Contactos

Os pedidos de informação e o envio dos trabalhos a concurso devem ser remetidos para:

 

Morada:

Biblioteca Municipal de Viana do Castelo

“Prémio António Manuel Couto Viana”

Alameda 5 de Outubro

4900-049 Viana do Castelo

 

Telefone:

+ 351 258 809 340 | 96 592 06 41

 

E-mail:

Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar

 
Topo

©2009 | Biblioteca Municipal de Viana do Castelo